O que é»Ácidos Nucleicos: Saiba para que eles servem?

« Back to Glossary Index

Os ácidos nucleicos, são moléculas fundamentais à vida, encontradas em todas as células vivas. São responsáveis pelo armazenamento, transmissão e expressão da informação genética.

Existem dois tipos principais: o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA).

Publicidade

No entanto, ambos são formados por unidades chamadas nucleotídeos, compostos por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada.

Embora o estudo dos ácidos nucleicos, seja mais comum em biologia molecular, eles também têm implicações nutricionais importantes.

Publicidade

Na nutrição, os ácidos nucleicos, são obtidos principalmente por meio da alimentação, especialmente em alimentos ricos em células, como carnes, peixes, cogumelos e vegetais folhosos.

Ou seja, quando ingeridos, os nucleotídeos provenientes dos ácidos nucleicos. participam de diversos processos metabólicos, essenciais ao corpo, influenciando desde a regeneração celular, até o funcionamento do sistema imunológico.

Funções nutricionais dos ácidos nucleicos

1. Apoio à regeneração celular

Os nucleotídeos derivados dos ácidos nucleicos, são indispensáveis para a replicação e reparação das células. Isso é especialmente importante em tecidos, que se renovam rapidamente, como:

  • Mucosas intestinais;
  • Pele e anexos (cabelos, unhas);
  • Células do sangue (hemácias, leucócitos).

Por esse motivo, dietas que incluem boas fontes de nucleotídeos, podem favorecer a recuperação de tecidos danificados, e acelerar a cicatrização.

2. Estímulo ao sistema imunológico

A presença de nucleotídeos na dieta, pode beneficiar o sistema imune, especialmente em situações como:

  • Pós-cirurgias ou ferimentos;
  • Infecções recorrentes;
  • Estados de imunossupressão.

Essas moléculas são usadas na proliferação de linfócitos, e outras células de defesa, contribuindo para uma resposta imunológica mais eficiente.

Fontes alimentares de ácidos nucleicos

Alimentos ricos em células, ou com metabolismo celular ativo, contêm maior concentração de DNA e RNA. Entre eles:

  • Carnes magras (fígado, frango, boi);
  • Peixes e frutos do mar;
  • Leveduras e cogumelos comestíveis;
  • Vegetais folhosos como espinafre e couve;
  • Sementes e leguminosas.

Além da ingestão direta, suplementos de nucleotídeos têm sido utilizados em situações clínicas específicas, como nutrição enteral, e dietas de recuperação imunológica.

Amazon Prime

Ácidos nucleicos na suplementação

A suplementação com nucleotídeos, pode ser indicada por profissionais de saúde em casos como:

  • Recuperação de doenças ou cirurgias;
  • Apoio à imunidade em idosos;
  • Suporte nutricional em atletas de alto rendimento.

Em suma, esses suplementos são formulados, para fornecer os blocos básicos (nucleotídeos), já prontos para o uso pelo organismo, facilitando a regeneração celular e a resposta imunológica.

Atenção: a suplementação com nucleotídeos, deve ser feita sob orientação profissional, especialmente em indivíduos com condições hepáticas, renais ou imunológicas específicas.

Fontes:

khanacademy, qiagen e exodocientifica

Disclaimer
"O conteúdo apresentado no site Iduna tauro, tem exclusivamente caráter informativo e educacional. As informações fornecidas não substituem de forma alguma o diagnóstico, aconselhamento ou tratamento personalizado prestado por profissionais de saúde qualificados, como médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos."
Luciana Oliveira Paiva
Luciana Oliveira Paiva

Luciana possui uma sólida formação acadêmica em nutrição, tendo concluído uma graduação em Nutrição e Dietética. Além disso, ela acumulou experiência prática trabalhando como nutricionista em clínicas e hospitais. Seu conhecimento abrange uma variedade de tópicos, desde planejamento de refeições até a promoção de um estilo de vida ativo e saudável.

Artigos: 353
celulares e smartfones