O que é»Acetilcolina: Saiba para que serve essa molécula?

« Back to Glossary Index

A acetilcolina é uma molécula presente no organismo, e é considerada um dos principais neurotransmissores do sistema nervoso.

Sua importância vai muito além da comunicação, entre células nervosas: ela participa de processos básicos para o dia a dia, como memória, atenção e controle muscular.

Publicidade

A acetilcolina funciona como uma espécie de “mensageira química” entre o cérebro e o restante do corpo, auxiliando tanto nas funções cognitivas, como no controle motor e nas respostas fisiológicas automáticas.

Sua presença e equilíbrio são essenciais, para garantir uma comunicação clara e eficaz, entre todas as partes do sistema nervoso central e periférico.

Publicidade

A importância da acetilcolina para a memória e o cérebro

A acetilcolina desempenha uma função crucial, para as funções cerebrais superiores, especialmente para a memória, o aprendizado e a concentração.

Em níveis adequados, facilita a comunicação entre neurônios, e otimiza o processo de formação e recuperação de memórias, além de ajudar a melhorar o raciocínio e o entendimento.

Seus níveis tendem a diminuir com o envelhecimento, e em casos de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Por isso, muitas estratégias de suplementação e hábitos saudáveis, visam aumentar ou preservar a acetilcolina no cérebro, contribuindo para uma vida mental mais clara e ativa.

O controle cerebral e o muscular

Além de suas funções cerebrais, a acetilcolina também participa do controle muscular, e do sistema nervoso periférico.

Nos músculos, ela age nas chamadas junções neuromusculares, promovendo contrações quando necessária, e permitindo que o cérebro envie comandos para realizar movimentos.

Sua importância vai do simples ato de segurar uma caneta, até atividades físicas complexas.

A ausência ou deficiência de acetilcolina, prejudica essa comunicação e pode levar a fraqueza muscular e fadiga, sintomas comuns em algumas condições específicas, como a miastenia grave.

Amazon Prime

A acetilcolina e o sistema nervoso autônomo

A acetilcolina também desempenha, uma função vital no equilíbrio do sistema nervoso autônomo, responsável por controlar funções involuntárias do corpo, como frequência cardíaca, respiração e digestão.

Nesse sistema, o neurotransmissor ajuda a ativar o ramo parassimpático, promovendo relaxamento, recuperação e preservação de energia.

Sendo assim, a acetilcolina participa direta e indiretamente de processos essenciais, para o equilíbrio e manutenção do organismo, destacando-se não apenas como uma molécula de comunicação, mas como uma aliada vital para a saúde e o bem‑estar.

Fontes de referências

​Neuroscience. Fifth Edition , STATPEARLS. Physiology, Acetylcholine e NIH. Myasthenia Gravis

Disclaimer
"O conteúdo apresentado no site Iduna tauro, tem exclusivamente caráter informativo e educacional. As informações fornecidas não substituem de forma alguma o diagnóstico, aconselhamento ou tratamento personalizado prestado por profissionais de saúde qualificados, como médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos."
Luciana Oliveira Paiva
Luciana Oliveira Paiva

Luciana possui uma sólida formação acadêmica em nutrição, tendo concluído uma graduação em Nutrição e Dietética. Além disso, ela acumulou experiência prática trabalhando como nutricionista em clínicas e hospitais. Seu conhecimento abrange uma variedade de tópicos, desde planejamento de refeições até a promoção de um estilo de vida ativo e saudável.

Artigos: 353
celulares e smartfones