Ofertas do dia amazon

Como Melhorar a Imunidade: Com Produtos Naturais

Banner Shopee Ofertas

No período de inverno, nosso corpo fica mais enfraquecido. Portanto, estamos mais sujeitos a fadiga e infecções, causadas por vírus ou bactérias, ai surge a dúvida de como melhorar a imunidade de forma natural.

Como Melhorar a Imunidade naturalmente
Imagem de Masum Ali por Pixabay

Sair com o cabelo molhado e os tornozelos expostos nos deixa doentes, segundo as crenças populares, e comer alho nos protegeria de resfriados. Vamos decifrar juntos por que, nosso sistema imunológico fica mais fraco no inverno e como remediar isso.

Como funciona o sistema imunológico?

O nosso sistema imunológico, é responsável por proteger todo o nosso organismo. É um sistema complexo cujo funcionamento está intimamente ligado ao sistema nervoso e digestivo.

O sistema imunológico é capaz de distinguir, entre o que pertence ao seu corpo, e o que tenta invadi-lo: este é o principal complexo de histocompatibilidade, e é chamado de imunidade inata. Qualquer substância capaz de desencadear uma resposta do sistema imunológico, é chamada de antígeno.

É graças às células do sistema imunológico que, podemos combater esses invasores. Eles trabalham juntos para reconhecê-los e eliminá-los por meio da produção de anticorpos.

Dentre essas células, algumas têm a capacidade de lembrar do atacante, o que lhes permite agir mais rápido, para eliminá-lo se ele repetir. Isso é chamado de imunidade adquirida.

Nosso sistema imunológico, funciona desta forma: reconhecimento do antígeno, ativação de células imunológicas, regulação da resposta imunológica e resolução com a contenção e eliminação dos invasores. No caso de certas doenças, esse funcionamento será alterado.
banner centralize

Por que o frio nos deixa doentes?

No inverno, o frio desacelera nosso cérebro e nossa condição física geral. As células se movem mais lentamente, desacelerando as respostas imunológicas, dando aos vírus tempo para se estabelecerem.

No inverno também, tendemos a nos confinar com mais facilidade, seja em nossas casas ou em locais públicos, o que facilita o risco de infecções cruzadas.

Finalmente, o frio é uma vantagem significativa para os vírus. Na verdade, eles são protegidos por uma concha que é tanto mais resistente quanto o ar é frio, o que aumenta sua vida útil no ar.

Hábitos para estimular nosso sistema imunológico

Existem muitas soluções disponíveis, para fornecer ao nosso sistema imunológico a ajuda de que ele precisa.

Amazon Prime

Sono reparador:

O sono é uma função vital do corpo. É durante o sono que nosso corpo reabastece suas reservas de energia, sintetiza certos hormônios, elimina toxinas e estimula o sistema de defesa imunológica.

Para dormir bem, considere seu estilo de vida, mantenha horários regulares para dormir e acordar, limite o uso de telas à noite e passe pelo menos 30 minutos ao ar livre por dia para aproveitar a luz natural.

Monitore suas refeições:

Você pode não saber, mas nossas dietas devem ser adaptadas às estações do ano para nos mantermos saudáveis. Para estimular o sistema imunológico no inverno, você deve evitar a gordura saturada e alimentos ricos em açúcar com índice glicêmico muito alto (pão branco, por exemplo).

Por outro lado, prefira a ingestão de fibras e gorduras vegetais insaturadas ou marinhas. Um corpo saudável se defenderá melhor contra infecções!

Prática se exercícios:

Os exercícios desempenham um papel no nosso sistema imunológico de diferentes maneiras.

Em primeiro lugar, os músculos são uma reserva nutricional fundamental para os glóbulos brancos.

Além disso, de maneira mais geral, os exercícios permitem que você oxigenar, liberar a tensão muscular, desintoxicar o corpo e estimular o sistema imunológico. Por fim, a atividade, seja física ou manual, também reduz o estresse crônico.

O sistema imunológico está intimamente relacionado ao nosso sistema nervoso e é por isso que os choques emocionais, sejam eles quais forem, prejudicam enormemente nossa imunidade.

Soluções naturais ao seu alcance

Óleos essenciais:

Para serem eficazes, as células imunológicas devem ser capazes de se mover livremente no sangue. E para isso, nosso corpo e nossos órgãos devem ser desintoxicados.

O óleo essencial de limão ( Citrus limonum ) é um excelente suporte para o fígado quando ingerido. Também fortalece a síntese de anticorpos e dilui ligeiramente o sangue. Portanto, é natural que ele apoie seu sistema imunológico e reduza sua fadiga.

Os óleos essenciais aplicados na pele são encontrados em poucos segundos na corrente sanguínea. Finalmente, podemos difundir óleos essenciais para limpar o ar que respiramos.

O óleo essencial de eucalipto irradiado ( Eucalyptus radiata ) é um excelente anti-infeccioso. Na difusão, permitirá não só libertar o seu ar de agentes infecciosos, mas também tirar partido das suas propriedades imunoestimulantes, descongestionantes, antitússicas e expectorantes.

Você também pode misturar, para aproveitar os benefícios de vários óleos.

Ômega-3

Os ômega 3 são ácidos graxos essenciais que o corpo não consegue sintetizar sozinho, daí a importância da oferta por meio da alimentação.

Os benefícios do ômega 3 são reconhecidos por apoiar o equilíbrio nervoso, a função cardíaca saudável e a manutenção da pele, mas também desempenham um papel importante no apoio à nossa imunidade.

Isso ocorre porque as membranas celulares são compostas principalmente de ácidos graxos. Os ômega 3, portanto, desempenham um papel na composição das membranas celulares, na estrutura, na função e na integridade dessas células.

Mas isso não é tudo! Eles regulam a expressão gênica das células brancas do sangue, reduzem a produção de compostos inflamatórios que podem danificar o sistema imunológico e melhoram a forma como as células se comunicam, o que é útil especialmente em casos de infecção.

Como melhorar a imunidade com produtos naturais?

Própolis

A própolis é um revestimento que as abelhas utilizam para cobrir todas as superfícies internas da colmeia, a fim de garantir sua solidez e protegê-la das agressões externas.

É conhecida por suas propriedades antimicrobianas, bactericidas e fungicidas. Ela exerce uma atividade diretamente sobre os patógenos, enfraquecendo sua membrana e limitando sua adesão.

Mas também tem uma atividade de fundo, estimulando a produção de células do sistema imunológico para combater infecções.

Extrato de semente de toranja

As sementes de toranja contêm uma substância antimicrobiana natural com amplo espectro de ação: antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiparasitária.

No nível intestinal, sua riqueza em bioflavonoides e vitamina C destrói bactérias nocivas, sem atuar sobre nossa microbiota. Nossa flora intestinal pode florescer e, assim, fortalecer nossa imunidade.

Probióticos

70% das células imunes estão no intestino. Essas células tornam possível não só tolerar alimentos e bactérias na flora intestinal, mas também defender o corpo contra germes patogênicos.

Assim, os probióticos têm a capacidade de estimular o sistema imunológico e participar da defesa anti-infecciosa, estimulando as células imunológicas a induzirem uma resposta defensiva mais rápida e eficaz.

Vitamina D

Os estudos estão crescendo para mostrar que a vitamina D não desempenha apenas um papel na saúde óssea.

Na verdade, o consumo de vitamina D mostra o aumento da atividade de certas células do sistema imunológico: os macrófagos, que promovem a produção de agentes para combater infecções.

No inverno, sintetizamos menos vitamina D, o que torna nosso sistema imunológico menos eficiente e aumenta o risco de adoecer.

Ficar doente no inverno não é inevitável, cabe a nós adaptar nosso estilo de vida e nossa dieta para impulsionar nosso sistema imunológico!.

celulares e smartfones
CONFIRAS OS MELHORES BENEFÍCIOS DO AMAZON PRIME VÍDEOS! banner amazon prime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *