Ofertas do dia amazon

Suplementos Vitamínicos: Quão Úteis São as Vitamina?

Banner Shopee Ofertas

Útil, inútil ou mesmo prejudicial – quais são os benefícios dos suplementos vitamínicos? Vamos esclarecer todos os pontos nesse artigo completo sobre o tema.

suplementos vitamínicos
Ri Butov por Pixabay

Os comprimidos multivitamínicos ou as cápsulas de magnésio, fazem parte da sua vida quotidiana? Ou você sempre procura, aquele famoso comprimido extra de vitamina C, quando sente que a gripe está chegando? Você não é o único.

Cerca de um terço de todos os brasileiros, tomam regularmente pílulas de vitaminas, ou outros Suplementos dietéticos.

O que todos pensam em comum: Vitaminas são saudáveis – Então por que não complementar nossa dieta? Nosso especialista explica, se os suplementos vitamínicos são realmente úteis e quando podem ser prejudiciais.

Por que tantas pessoas tomam vitaminas?

Agora todos sabem, que as vitaminas são extremamente importantes para a saúde. Uma dieta equilibrada com muitas vitaminas e oligoelementos, é a base para uma vida saudável.

Mas, na vida cotidiana estressante, muitas vezes não há tempo suficiente, para cozinhar sempre, e à noite, no sofá, um lanches suculento, simplesmente têm um gosto muito melhor do que uma maçã.

Os suplementos vitamínicos, parecem ser a maneira ideal de fazer, algo bom para a saúde sem muito esforço. Eles estão disponíveis em várias formas: como comprimidos efervescentes, comprimidos revestidos ou até em líquidos.

Marmita Fitness

Eles costumam ter um sabor, muito bom e geralmente são baratos. São tantos na drogaria ou no supermercado, que cada vez mais as pessoas compram sem nem mesmo saber, exatamente do que se trata.

Para que precisamos de quais vitaminas?

Os suplementos vitamínicos são tão bons, quanto uma alimentação saudável?
Comecemos pelo princípio: Os suplementos dietéticos, não podem compensar uma dieta saudável.

Portanto, um comprimido nunca substitui uma alimentação saudável. Por outro lado, você obtém todas as vitaminas que você precisa, com uma dosagem nutricionalmente balanceada.

As vitaminas nos alimentos, costumam ser muito mais eficazes do que em um comprimido.

Amazon Prime

O corpo tem mais tempo para processar, todos os nutrientes, porque você mordisca um pedaço de fruta por mais tempo, do que leva para engolir um comprimido.

Desta forma, todas as vitaminas podem ser metabolizadas gradualmente.

Se, em vez disso, o corpo recebe muitos nutrientes de uma vez, ele não consegue absorvê-los todos, e excreta muitos deles novamente.

Além disso, você dificilmente pode ter uma overdose de vitaminas com alimentos, porque você dificilmente pode comer tanto quanto, for preciso para que isso ocorra.

Com suplementos, no entanto, isso seria possível, e além disso, os suplementos dietéticos não podem compensar uma dieta pobre.

Os suplementos vitamínicos são úteis para pessoas saudáveis?

A suplementação com polivitaminicos, não é necessária nem aconselhável para a maioria das pessoas. Pessoas que seguem das diretrizes de seus nutricionistas, dificilmente irão precisam de suplementos.

Quem não tem doença e tem uma alimentação variada e equilibrada, fornece ao organismo nutrientes o suficientes que o corpo precisa.

Qualquer pessoa que também tome suplementos vitamínicos, pode nem mesmo estar fazendo bem à sua saúde. Alguns suplementos vitamínicos não são recomendados para pessoas saudáveis.

Porque mesmo que você não tome vitaminas suficientes, por um determinado período de tempo, o corpo tem muitos mecanismos para compensar isso. Temos grandes reservas de muitos nutrientes, e alguns processos podem ser compensados.

Mesmo que você faça muitos exercícios ou queira perder peso, não precisa se preocupar com o equilíbrio de vitaminas, contanto que mantenha uma dieta balanceada.

Ou seja, quem pratica muito esporte, pode e deve comer mais. Ao escolher uma dieta de baixa caloria, é melhor ficar longe de consumir pouca variedade de alimentos, como a dieta da sopa de repolho.

Então você provavelmente, não terá deficiência de nenhum nutriente.

Quem deve tomar suplementos vitamínicos?

Portanto, mesmo que os suplementos vitamínicos geralmente não sejam necessários, também existem situações e predisposições, em que é importante prestar mais atenção, ao fornecimento de nutrientes.

Certos fatores de risco podem significar, que você não ingere vitaminas suficientes. Os especialistas indicam que, você discuta esses 4 fatores com um médico, para saber se um suplemento dietético, pode ser útil para você.

Você é vegetariano ou vegano

Se renunciar totalmente aos produtos de origem animal, poderá não obter a dosagem de vitamina B12 suficiente, por exemplo.

Você teria que levar isso em consideração. Os vegetarianos também devem ter seus níveis de ferro, verificados regularmente por um médico.

Você está grávida ou deseja engravidar

As mulheres devem começar a tomar ácido fólico, no máximo 4 semanas antes da concepção desejada. Isso evita deformidades e abortos espontâneos.

Elas devem ter cuidado com a vitamina A. Uma overdose pode prejudicar o bebê durante a gravidez. Portanto, elas devem prestar atenção, a alimentos ricos em vitamina A, como fígado.

No caso de doença metabólica

Se tiver problemas com a tireóide, o trato gastrointestinal ou a formação de sangue, por exemplo, você deve fazer exames de sangue regularmente, para verificar se há deficiência. Isso pode causar, o desequilíbrio da ingestão ou da necessidade de certos nutrientes.

Doenças como o câncer, também podem aumentar a necessidade de vitaminas e oligoelementos, portanto, pode ser útil tomá-los nesses casos.

Para evitar a interação com quimioterapia ou outros medicamentos, você deve sempre discutir com seu médico, sobre quais suplementos vitamínicos você deve tomar.

Você tem pele escura, mas vive em regiões de pouco sol

Quando a pele é mais escura, o corpo precisa de mais exposição ao sol, para sintetizar a vitamina D.

Na região sul o sol é mais fraco e, especialmente no inverno, pode parecer somente nos horários em que estamos nos escritórios.

Dessa forma, pessoas com pele mais escura, podem se tornar deficientes em vitamina D mais rapidamente.

Você atende a um ou mais desses fatores, ou geralmente se sente cansado ou doente? Então vá ao seu médico, com esta suspeita e faça um exame de sangue.

Desta forma, você pode, em primeiro lugar, descartar que não haja nenhuma outra doença, por trás dos sintomas de deficiência e, em segundo lugar, aprender quais os suplementos nutricionais, são os mais adequados à sua condição.

Uma overdose de vitaminas é perigosa para a saúde?

Se você deseja complementar sua dieta, nunca deve simplesmente, sair e comprar pílulas de vitaminas por conta própria, mas sempre pergunte ao seu médico primeiro! Com ele você pode esclarecer, se realmente existe uma deficiência.

Se você consumir uma vitamina em excesso, corre o risco de uma overdose. Por outro lado, você não pode se viver apenas com dieta. Vamos entender o que acontece se você consumir muito do respectivo nutriente:

Vitamina C: Como a vitamina é solúvel em água, a maior parte do excesso é excretada pelo corpo. No entanto, se você consome muito ácido ascórbico de forma consistente, corre o risco de diarreia ou mesmo de pedras nos rins.

Além disso: a vitamina C, é conhecida como eliminadora de radicais, mas se houver mais vitamina C no corpo do que ela pode usar, esse efeito é revertido. As substâncias não processadas, podem até danificar as células em vez de protegê-las.

Vitamina B6: as vitaminas B também são solúveis em água, portanto, uma overdose é bastante rara. Mas se você adicionar, muito ao seu corpo durante um longo período de tempo, você corre o risco de danos nos nervos, e doenças de pele.

Semelhante à vitamina C, o excesso de vitamina B6 antioxidante, também pode causar danos, em vez de prender os radicais de oxigênio.

Cuidados com excesso de vitaminas!

Vitamina D: em contraste com a vitamina C, a vitamina D é solúvel em gordura, portanto, não é simplesmente excretada.

amazon-cuidados-pessoais

Se você tomar a vitamina em excesso, mesmo que você não seja deficiente, o nível de cálcio no sangue também aumenta. Este, por sua vez, pode flocular nos rins e calcificá-los. O órgão não pode mais funcionar corretamente.

Suplementos de ferro ou zinco: Ferro e outros oligoelementos influenciam uns aos outros, em termos de sua absorção pelo corpo. O excesso de um nutriente pode inibir a absorção de outro. O ferro, em especial, nunca deve ser tomado em excesso.

Agora dê uma olhada na embalagem, de seus comprimidos de vitaminas: Você ainda pode tomar vitamina C, ou outros suplementos específicos, depois de tomar as pílulas diárias, ou a pílula já cobre 100%.

Se comer algum alimento com muita vitamina, ficará rapidamente acima da chamada, recomendação de ingestão, e correrá o risco de uma overdose.

A ingestão recomendada na embalagem diz, qual quantidade não faz mal. Isso significa que, se você é saudável, as quantidades não mostram o quanto a dosagem é útil para você, mas apenas por quanto tempo é altamente improvável que prejudique você.

Qual é a diferença entre suplemento vitamínico e medicamento?

Existe um efeito psicológico perigoso, com os suplementos dietéticos: frequentemente, eles são visualmente difíceis de distinguir dos remédios. A embalagem é parecida, os comprimidos às vezes são iguais, e você toma de forma semelhante aos remédios.

É por isso que muitas pessoas pensam que, podem confiar nos suplementos vitamínicos tanto quanto confiam nos medicamentos.

Mas as pílulas de vitaminas, não se enquadram na categoria de medicamentos, mas sim de suplementos. Ao considerar fazer o uso de vitaminas, é importante considerar alguns pontos:

A composição das preparações pode flutuar.

Antes que um medicamento possa ser vendido, ele deve ser cuidadosamente examinado.

É diferente com os suplementos dietéticos. Eles são examinados apenas quando já estão no mercado, e apenas de forma aleatória.

Isso significa que, o comprimido efervescente que você coloca no copo d’água de manhã, pode nunca ter sido testado, para ver se ele realmente contém, as vitaminas que estão indicadas na embalagem.

Além disso, a composição pode variar muito de pílula para pílula. No caso de preparações vitamínicas, o conteúdo do ingrediente ativo, pode oscilar em até 50% da quantidade especificada, enquanto o limite para medicamentos é de 5%.

Também não faz diferença, se você compra os comprimidos manipulados ou de uma conhecida marca. A qualidade é comparável em todos os lugares.

A propaganda não precisa necessariamente ser correta, e a eficácia também não é testada

A propaganda de suplementos vitamínicos, leva as pessoas a acreditarem que, existe uma deficiência que pode nem existir, em pessoas saudáveis.

Então, uma promessa é feita para remediar essa deficiência. Durante a estação fria, por exemplo, você deve tomar uma porção extra de vitamina C, para se sentir mais em forma.

Os estudos sobre a eficácia das pílulas de vitaminas, muitas vezes não podem provar claramente se e o quanto, as pílulas realmente ajudam.

Suplementos dietéticos não curam doenças

Os suplementos vitamínicos são formulados apenas para, repor pontualmente alguma necessidade de vitaminas e minerais. Isso significa que, as preparações não podem curar ou prevenir uma doença, caso contrário, cairiam na categoria de medicamentos.

As interações não são especificadas

Mesmo que as pílulas de vitaminas sejam “apenas” alimentos, elas podem influenciar os efeitos das drogas.

Exemplo: O efeito da quimioterapia pode ser enfraquecido ou intensificado, se o corpo repentinamente tiver um excesso de vitaminas dos suplementos alimentares.

Se você fuma, também deve ter cuidado: em um estudo, os fumantes receberam beta-caroteno, que repentinamente promoveu um surto de câncer de pulmão, razão pela qual o estudo teve de ser interrompido.

Como identificar farmácias online seguras

Não se deixe enganar pela publicidade. Se você é saudável e ingere alimentos saudáveis, é provável que não seja deficiente, e que os suplementos vitamínicos sejam inúteis para você. Se você ainda suspeita que algo está faltando em seu corpo, consulte primeiro um médico.

Caso tenha a necessidade em adquirir vitaminas, indicamos um produto exclusivo, com suplementos vitamínicos.

Conclusão:

Nem todas as pessoas estão aptas a tomarem suplementos, pois para uma pessoa soldável, basta uma alimentação balanceada, que já estará de bom tamanho, mais suponhamos que  uma pessoa, não tenha uma dieta balanceada, nesse caso, a ajuda de um suplemento, seria uma boa ajuda para manter o organismos mais sadio, com todas as vitaminas que nosso corpo precisa.

celulares e smartfones
CONFIRAS OS MELHORES BENEFÍCIOS DO AMAZON PRIME VÍDEOS! banner amazon prime

1 Comment

  1. Avatar
    José de paivasays:

    Muito bom o artigo, trata de assuntos bem interessante para quem tem dúvidas em relação aos suplementos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *